quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROJETO - A HISTÓRIA DE CADA UM EU, MINHA FAMÍLIA E MINHA ESCOLA

 1. TÍTULO DO

A HISTÓRIA DE CADA UM

EU, MINHA FAMÍLIA E MINHA ESCOLA


2 – IDENTIFICAÇÃO:
Escola: -
Turma: -             Turno: -
Professora: -
Período de Abrangência: -




3.                   PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL:    
O projeto “A história de cada um: eu, minha família e minha escola”, tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações:

·         Qual a importância de meu nome?
·         Quem faz parte de minha família?
·         Quais são as pessoas que convivem comigo na escola?
·         Por que é importante termos amigos?



4.                   JUSTIFICATIVA:
            A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
            Dessa forma é que elaborou-se o presente projeto, com o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. 


5.                   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA           

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
É importante propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.


6.                   OBJETIVO(S)
  • Conhecer a história de seu nome e seu significado;
  • Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
  • Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Identificar fontes históricas sobre sua vida;
  • Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Desenvolver á auto-estima;
  • Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;


7.                           ESTRATÉGIAS E RECURSOS
            Para se alcançar os objetivos propostos neste projeto, foram realizadas as seguintes estratégias:
           
  • História: “A velhinha que dava nome as coisas”. Ilustração da história. Comentar sobre a importância do nome das coisas. Questionar a importância do nome de cada pessoa.
  • Atividades com o nome:
ü  Crachá.
ü  Recorte e colagem.
ü  Letra inicial nome.
ü  Número de letras do nome.
ü  Alfabeto móvel.
  • Auto-retrato.
  • Desenho e colagem das preferências da criança:
ü  Comida.
ü  Brinquedos.
ü  Brincadeiras.
ü  Roupas.
  • História: “Um amor de família”. Ilustração da história. Dobradura de uma casa, desenhar sua família. Pesquisar os gostos e costumes que cada família possui.
  • Confecção livrinho “Minha família”.
  • Confecção de uma árvore genealógica.
  • Desenhar os colegas da sala, seu melhor amigo.
  • Desenhar as pessoas que trabalham na escola, pesquisar suas funções.
  • Confecção de murais.
  • Brincadeiras.
  • Músicas infantis.

            Os recursos utilizados durante a execução deste projeto foram:
  • Livros de literatura infantil.
  • Sulfite, bloco canson.
  • Tinta guache.
  • Pincel.
  • Lápis de cor, giz de cera.
  • Cola.
  • Revistas.
  • Tesoura.
  • Canetinhas.

8.                   AVALIAÇÃO
“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformas algo em nós, nos outros e no mundo”
Madalena Freire

            Assim deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação infantil. Não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo em que será usada pela educadora como forma de transformar sua prática.
            Dessa forma, durante o projeto será avaliada as atitudes dos alunos, se houve mudança de comportamentos e atitudes, para se preciso, ocorrer uma mudança na prática educativa para se alcançar os objetivos propostos.

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