sábado, 13 de abril de 2013


Tecnologias na Educação – Possibilidades e a Necessidade  de Instrumentação da Prática Midiática.



            As contradições da democracia geram o analfabetismo midiático. A superação desse analfabetismo passa pela educação para a comunicação em três níveis: Informação, conhecimento e sabedoria, que alguns chamam de inteligência. O conhecimento deve se juntar aos valores éticos como norteadores desse novo momento. A internet pode ser uma alternativa  a um caminho de melhoria da sociedade, com ênfase primordial no ser humano. Isso exige disposição para aceitar o desafio de fazer a diferença.
            O papel da escola é disseminar das novas tecnologias, fortalecer a diversidade cultural, ampliar as liberdades individuais e possibilitar  uma gama maior de escolhas. O limite deve estar apenas em todos se expressarem sem incitar a violência  ou ameaçar a manifestação aberta do outro.   
            Segundo a mitologia grega, Dédalo e seu filho Ícaro  estavam presos na ilha de Creta por ordem do rei Minos. Dédalo, genial arquiteto, sussurrou ao filho: “A fuga pode ser impedida por mar e por terra, mas não pelo ar e pelo céu”. E continuou: Os homens não têm asas, mas nós as construiremos, e então poderemos voar “(CORDI,Cassiano – 2006, p225). De Dédalo a Santos Dumont passaram-se 25 séculos de desafios. Por fim, o mito torna-se verdade: O homem supera os pássaros, mas estes nunca transportaram bombas em suas asas.
            As sociedades modernas garantiram para alguns o acesso completo ás suas riquezas. No entanto, muitos não conseguem sequer manter sua sobrevivência. Seria possível pensar em uma sociedade capaz de garantir a todos condições de realização plena, sem sacrificar valores básicos como os da liberdade e da realização pessoal? O que seria necessário para alcançar um estágio de semelhante desenvolvimento?
            Quem se encontra envolvido com a tarefa de educar está, de alguma forma, sempre posto em dificuldade. Isto vale para o âmbito formal, como é o caso da escola, como para o nível informal, no caso dos pais que precisam educar seus filhos. E um dos fatores de insegurança é o avanço da tecnologia, que povoa cada vez mais todas as áreas da nossa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário