quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lectoescrita


Habilidades necessárias para a leitura


Para que o processo de aprendizagem da leitura ocorra de forma adequada é necessário que haja maturidade adequada das bases neurofuncionais, uma vez que esta aprendizagem não envolve somente uma simples associação de neurônios, mas também a integração das diferentes destrezas que o cérebro utiliza para processar a informação dada pelos grafemas e fonemas que são percebidos pela visão e pela audição. Os dois hemisférios cerebrais intervêm neste processo.
O hemisfério direito ajuda a reconhecer a palavra como um todo, recolhe os dados sensoriais e forma imagens; não é regido pela lógica. As imagens mentais têm grande conteúdo afetivo.
Este hemisfério cria esquemas novos sem a necessidade de relacionar com os anteriores, faz a função de sintetizar, não de analisar.
O hemisfério esquerdo processa os dados simbólicos, compara os dados novos com os pré-existentes, trabalha analiticamente, é regido pela lógica.
Conforme as ações se automatizam, há maior intervenção do hemisfério esquerdo na velocidade e qualidade do processamento, enquanto o direito continua processando a nova informação que entra e utiliza os aspectos criativos necessários para a atividade. A aprendizagem da lectoescrita é muito complexa pela variedade de processos psicocognitivos envolvidos. Podemos dividi-los em três fases.
Fase logográfica: refere-se ao reconhecimento de palavras a partir de sua forma.
Fase alfabética: a criança estabelece relação de grafemas com os respectivos fonemas.
Fase ortográfica: a criança pode reconhecer a palavra sem que precise realizar uma análise fonológica.




Habilidades necessárias para a escrita


Para aprender a escrever, o gesto deve submeter-se à lei da escrita, perder sua espontaneidade e adaptar-se a uma convenção humana.
Assim como a leitura, a escrita faz parte do processo de ensino na escola. No entanto, antes disto a criança já começou a comunicar-se no papel por meio dos rabiscos ou sinais aos quais atribui um significado.
Para Ajuriaguerra “é a soma da praxia e linguagem e unicamente pode acontecer a partir de certo grau de organização da psicomotricidade que envolve uma fina coordenação de movimentos e um desenvolvimento espacial.

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